.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Lula e Dilma chegam a Pernambuco para a 1ª visita do ano

Com a po­pu­la­ri­da­de em alta, o pre­si­den­te Luiz Inácio Lula da Silva (PT) che­ga­rá ao seu Estado natal para cum­prir três com­pro­mis­sos na pró­xi­ma quar­ta-feira, dia 27. O pe­tis­ta de­sem­bar­ca­rá em Pernambu­co para sua pri­mei­ra vi­si­ta ofi­cial, em 2010, jus­ta­men­te no pe­río­do em que PT e PSDB en­gros­sa­ram os ata­ques na pre­pa­ra­ção para o plei­to de ou­tu­bro. Ele trará con­si­go, de­bai­xo da asa, a mi­nis­tra-can­di­da­ta Dilma Rous­seff (PT/Casa Civil), que ainda não de­co­lou nas pes­qui­sas. A agen­da do pre­si­den­te é ad­mi­nis­tra­ti­va, mas, como tem feito ao longo de suas pas­sa­gens por aqui, Lula deve po­li­ti­zar a vi­si­ta ao com­pa­rar seus fei­tos aos do ex-pre­si­den­te Fernando Henri­que Cardoso (PSDB).

Na pri­mei­ra reu­nião mi­nis­te­rial do ano, rea­li­za­da na úl­ti­ma quin­ta-feira, em Brasília, Lula de­ta­lhou aos au­xi­lia­res como deve ser a es­tra­té­gia elei­to­ral neste ano. Para o pe­tis­ta, a dis­pu­ta com a opo­si­ção deve ser na base do “quem sou eu, quem és tu”, fa­zen­do uma com­pa­ra­ção com as ges­tões tu­ca­nas. Em 2009, Lula es­te­ve nove vezes em Pernambuco. Vale res­sal­tar que a Presidência da República pode al­te­rar o ro­tei­ro do pre­si­den­te, em de­cor­rên­cia de algum im­pre­vis­to.

O pri­mei­ro com­pro­mis­so do pe­tis­ta será logo após o de­sem­bar­que. Em uma sala vip do Aeroporto Interna­cional dos Guararapes/Gil­berto Freyre, Lula e o go­ver­na­dor Eduardo Campos (PSB) as­si­na­rão o de­cre­to para im­plan­ta­ção de uma Zona de Pro­cessamento de Exportação (ZPE), no Com­plexo Portuário de Suape. Às 14h30, eles inau­gu­ra­rão uma Unidade de Pronto-Atendi­men­to (Upa), em Paulista, no Grande Re­cife. Trata-se da ter­cei­ra Upa a ser en­tre­gue neste mês - as ou­tras duas foram cons­truí­das em Olinda e Igarassu. Orçada em R$ 4,2 mi­lhões, a Upa de Paulista teve uma parte dos re­cur­sos ad­vin­dos do Governo Federal. As três uni­da­des têm como fun­ção au­xi­liar o Hospital Metro­politano Norte Miguel Arraes (HMA), em Paulista, inau­gu­ra­do por Eduardo Campos em de­zem­bro de 2009.

Em se­gui­da, o pre­si­den­te pres­ti­gia­rá ce­ri­mô­nia em me­mó­ria às ví­ti­mas do Holo­causto, no Bairro do Recife, even­to or­ga­ni­za­do pela co­mu­ni­da­de ju­dai­ca. O ato tem pre­vi­são de iní­cio para às 17h. O pe­tis­ta e sua co­mi­ti­va vi­si­ta­rão duas ex­po­si­ções. A pri­mei­ra, em um pré­dio do Ministério da Cultura, na rua do Bom Jesus, em ho­me­na­gem a Anne Frank, jovem de ori­gem ju­dai­ca morta du­ran­te o Holo­causto, cujo diá­rio, es­cri­to du­ran­te o pe­río­do em que ficou escondida dos nazistas, a trans­for­mou em sím­bo­lo da luta con­tra o Nazismo. A se­gun­da ex­po­si­ção será na Sinagoga Kahal Zur Israel, a pri­mei­ra da América Latina, tam­bém na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Na oca­sião, Lula verá qua­dros pin­ta­dos por crian­ças de ori­gem ju­dai­ca nos cam­pos de con­cen­tra­ção na­zis­tas. Depois, o pre­si­den­te fará vi­si­ta guia­da pelo tem­plo. Ao final, ele e as ou­tras au­to­ri­da­des dis­cur­sa­rão em fren­te à Sina­goga. Do Recife, a co­mi­ti­va lu­lis­ta segue para Davos, na Suíça, onde o pre­si­den­te re­ce­be­rá o Prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial.

Da Folha de Pernambuco

2 comentários:

  1. A ZPE SUAPE será em Jaboatão dos Guararapes, que demonstrou, através de estudos, ser o melhor lugar para abrigar o empreendimento. Este projeto foi mostrado para o governo estadual, que se convenceu e fez o pleito, para entrega do projeto junto ao MDIC, em conjunto com Jaboatão.
    O projeto já foi aprovado pelo Conselho de Zonas de Processamento de exportação e agora o decreto federal será assinado pelo presidente, na presença do governador Eduardo Campos e do prefeito Elias Gomes.

    ResponderExcluir
  2. falaste do holocausto??
    veja isso!
    http://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88

    ResponderExcluir